Computador.gifGRUPO DE ESTUDOS EM TICs

tic.gif

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA



Projeto de estudo vinculado ao projeto “Webtecnologias:
trabalhando conteúdos no meio digital na educação básica
de Nova Andradina e região” e coordenado pelos professores
multiplicadores Azenaide Abreu soares Vieira e Welitton Fabiano
da silva, a fim de instigar discussões sobre as teorias que
explicam a revolução da tecnologia da informação no segundo
semestre de 2008











NOVA ANDRADINA
JULHO/2008

SUMÁRIO






1. IDENTIFICAÇÃO..............................................................................................
2. OBJETIVOS........................................................................................................
3. INTRODUÇÃO...................................................................................................
4. JUSTIFICATIVA................................................................................................
5
. CARACTERÍSTICAS DO CURSO.................................................................
6. INSCRIÇÕES......................................................................................................
7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO..............................................................................
8. CARACTERÍSTICAS DOS COORDENADORES E COLABORADORES
9. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO....................................................................
10. CRONOGRAMA DO CURSO .......................................................................
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................



1. IDENTIFICAÇÃO
GRUPO DE ESTUDOS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Concentração: Tecnologias Educacionais

Unidade executora: Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) de Nova Andradina;

Local de Realização: Ambiente virtual de aprendizagem - MOODLE
(www.uems.br/moodle)
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Nova Andradina (suporte técnico)

Rua da Saudade, 737 – Nova Andradina.

Público Alvo: Professores Multiplicadores das Salas de Tecnologias Educacionais, sob jurisdição do NTE de Nova Andradina e alunos do curso de Letras da UEMS, Unidade Universitária de Nova Andradina.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL
ü Organizar um grupo de estudos capaz de interagir e discutir questões a respeito das tecnologias da comunicação e informação;

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Trazer à discussão e reflexão as teorias que embasam os trabalhos didáticos com as webtecnologias;
ü Discutir a evolução das TICs e sua implementação nas escolas públicas brasileiras;
ü Discutir as potencialidades dos ambientes virtuais da web 2.0;

3 – INTRODUÇÃO

As ações políticas da informática educativa no Brasil têm seu início em 1979 quando a SEI (Secretaria Especial de informática) propôs aos setores educacional, agrícola, saúde e industrial a viabilização de recursos para seus projetos. Em 1980 a SEI institui uma comissão especial, que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes para a informática na educação. Um ano depois acontece em Brasília o I Seminário Nacional de Informática na Educação, estando presentes educadores de diversos estados brasileiros. A partir deste evento, surgem os primeiros projetos de implantação da Informática na Educação: EDUCOM, FORMAR E PRONINFE.


O EDUCOM (1983) é lançado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e traz como objetivo criar centros pilotos em universidades brasileiras, com a intenção de realizar pesquisas e desenvolver atividades aplicando o uso do computador na educação. Nesse projeto estiveram envolvidas diversas universidades, procurando proporcionar a formação de recursos humanos e avaliar o efeito da introdução do computador no ensino e aprendizagem dos alunos. A partir do projeto EDUCOM, surge em 1987 o projeto FORMAR, que visa à formação de professores para se trabalhar a informática na educação, sendo estes responsáveis por multiplicar em sua região de origem. Dessa iniciativa surgem os CIEDs (Centros de Informática Educacional) em 17 estados brasileiros, que tem por objetivo a implantação de centros de informática na educação. Em 1989 surge o PRONINFE (Programa Nacional de Informática na Educação). Esse projeto criado pelo MEC apenas dá seqüência as iniciativas anteriores.

As experiências acumuladas anteriormente com os projetos EDUCOM, FORMAR E PRONINFE servem de base para o atual programa do governo PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação). Lançado em 1997 pela SEED (Secretaria de Educação a Distância) em parceria com o MEC, este programa tem como um de seus objetivos a criação dos NTEs (Núcleo de Tecnologias Educacionais) que são constituídos por professores multiplicadores, o que segundo Borba (2005, p. 21) trata-se “professor capacitando professor”. Esta formação tem alicerce nos Parâmetros Curriculares Nacionais, dando ênfase ao trabalho com projetos temáticos, ou seja, projetos recomendados pelos orientadores pedagógicos que, constantemente, enviam para as escolas sugestões de temas a serem desenvolvidos, colocando a informática como recurso fundamental para o desenvolvimento desses projetos.

O processo de informatização das escolas públicas de Mato Grosso do Sul tevê seu início na década de 1980. Em maio de 1988 foi implementado o projeto CIEd (Centro de Informática Educativa) que desenvolveu diversas atividades de disseminação de Informática para as escolas como: utilização dos processadores de textos, planilhas eletrônicas, banco de dados, pesquisas utilizando a Linguagem Logo, o software DOSVOX e montagem de um laboratório de robótica, com peças lego e linguagem Logo. O projeto IEd foi extinto no final de 1998 e foram criados quatro Núcleos de Tecnologias Educacionais no estado. Com pólo em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Esses NTEs deram continuidade aos trabalhos iniciados pelo Centro de Informática Educativa.

Devido à necessidade de oferecer formação in loco aos professores da rede estadual de ensino, em 2007 foi ampliado o número de NTEs no estado, contando atualmente com um total de dez (10) NTEs, com seus pólos em várias cidades do estado de Mato Grosso do sul. A expansão dos núcleos e a implantação de salas de Tecnologias Educacionais nas escolas da rede pública, possibilitou aumento de profissionais responsáveis pela formação continuada dos professores quanto a implementação das tecnologias, agora educacionais, ao fazer pedagógico.


Atualmente o NTE de Nova Andradina atende a vinte e duas escolas. Todas equipadas com Salas de Tecnologias Educacionais (STEs), que possuem aproximadamente oitenta (80) professores, designados a oferecer suporte técnico-pedagógico aos professores regentes nestas escolas. Cabe ao NTE capacitar tanto os professores lotados nas STEs como os professores regentes, quanto a uso das tecnologias disponibilizadas pela escola.

Os professores das STEs, juntamente com o grupo de professores do NTE, são professores Multiplicadores. O professor multiplicador tem o perfil de especialista, responsável pela capacitação de professores, adotado pelo Proinfo (programa Nacional de Informática na Educação) como princípio “professor capacitando professor”.

Percebe-se que são profissionais responsáveis em oferecer formação continuada em mídias educacionais a seus colegas. Sendo assim, formar um grupo de estudos com estes profissionais é imprescindível, tendo em vista que se exige destes profissionais a atualização e compreensão do aporte teórico que norteia suas atividades com os aparatos tecnológicos.

4. METODOLOGIA

Os trabalhos ocorrerão entre os meses de Agosto e Dezembro, dividindo a leitura de textos e encontros quinzenais por chat para discussão sobre o assunto.
Os textos serão digitalizados e enviados anteriormente a cada data prevista para os integrantes do grupo, afim de que os mesmos possam estudar e levantar suas dúvidas a serem amadurecidas nos encontros do grupo.
O Calendário das datas previstas a cada texto a ser estudado pelo grupo segue descrito abaixo no calendário de encontros do grupo GETIC.
DATAS
TEXTOS
Nº DE PÁGINAS
05/08
Ideologia Alemã
35
15/08
Ideologia Alemã
35
29/08
A rede e o ser
26
12/09
A revolução da Tecnologia da Informação
51
26/09
A nova economia: informacionalismo, globalização, funcionamento em rede
89
10/10
A empresa em rede: a cultura, as instituições e as organizações da economia informacional
55
24/10
A transformação do trabalho e do mercado de trabalho: trabalhadores ativos na rede, desempregados com jornada flexível
90
07/11
A cultura da virtualidade real
53
21/11
O espaço de fluxos
54
05/12
O limiar do eterno: tempo intemporal
51

Os integrantes do GETIC terão, aproximadamente, quinze (15) dias para efetuarem a leitura indicada. Ao término da leitura, cabe ao cursista postar no fórum de discussão disponibilizado suas considerações e comentar acerca das considerações publicadas pelos colegas do grupo. Esta atividade visa, principalmente, a interação assíncrona dos cursistas. Os encontros serão marcados a cada quinze dias. Os encontros serão realizados on-line. A princípio será utilizado o chat e a webconferencia como interfaces para os encontros que acontecerão de forma síncrona. Objetiva-se testar outras interfaces para, além de facilitar a comunicação dos integrantes do grupo, possibilitar a formação destes em relação às webtecnologias, que poderão ser utilizadas posteriormente na prática docente destes profissionais, que são, além de professores formadores, professores regentes de várias áreas do currículo.

5. CARACTERÍSTICAS
5.1 Carga Horária do Curso
A carga horária do curso é de quarenta (40) horas.

5.2 Período de funcionamento
O curso tem a duração de quatro (04) meses, período em que o grupo terá estudado e discutido os textos indicados pelos professores organizadores do projeto e terá tido a oportunidade de desenvolver atividades em diferentes interfaces disponibilizados pela web 2.0.

5.3 Número de vagas
O número de vagas é ilimitado aos inscritos no ambiente moodle, (www.uems.br/moodle) “webtecnologias: trabalhando conteúdos no meio digital na Educação Básica de Nova Andradina e região”, que mostrarem evidente interesse em participar, juntamente com os professores Multiplicadores do NTE de Nova Andradina.

6. INSCRIÇÕES
Não será necessária a inscrição dos participantes, tendo em vista que todos já estão cadastrados na sala virtual do moodle. Os coordenadores do projeto enviarão e-mail convidando os interessados a fazer parte do grupo. Estes, deverão apenas demonstrar interesse e serão imediatamente inscritos no grupo.

7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada pelos coordenadores e colaboradores responsáveis pelo projeto, que acompanharão a participação ou não dos participantes. Não ocorrendo a participação do integrante, o mesmo será excluído da equipe, tendo sua inscrição cancelada. As atividades serão as postagens nos fóruns de discussão a participação junto as postagens dos colegas e a presença nos encontros.

8. CARACTERÍTICAS DOS COORDENADORES E COLABORADOR

DOCENTE
FUNÇÃO
GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
Azenaide A. S. Vieira
Coordenadora
Letras
Leitura e Produção de Texto
Ciências da Linguagem
Mídias na Educação
Mestrado em Educação
Welitton Fabiano da Silva
Coordenador
Filosofia
Metodologia do Ensino Superior
Manoel Douglas
Colaborador
NORMAL SUPERIOR

Edilson
Colaborador
Matemática

Ismael
Colaborador
Matemática

Fabiano
Colaborador
Letras

Anderson
Colaborador
Letras







9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo, Editorial Grijalbo, 1977.

CASTELLS,

VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na educação: O potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

VALENTE, José Armando. Informática na educação: instrucionismo X construcionismo.